@crsf

Após protestos de estudantes, gratuidade nos coletivos será mantida

PASSE LIVRE

Após protestos de estudantes, gratuidade nos coletivos será mantida

Redação RBMT

 

As últimas semanas foram marcadas por protestos de estudantes que reivindicavam o passe livre no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, sem restrição de dia e horário. No dia 26 de fevereiro, estudantes de Cuiabá foram surpreendidos com o bloqueio de vários cartões por parte da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU) que alegou falta de atualização de dados do estudante para continuidade de uso do benefício.

 

Em Cuiabá, a gratuidade nos coletivos foi mantida e em Várzea Grande, os estudantes começaram a fazer uso do benefício após anos pagando pela passagem.

 

Com a suspensão do passe livre em Cuiabá, movimentos estudantis como a União Estadual dos Estudantes (UEE) em Mato Grosso, Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (DCE-UFMT) se mobilizaram em defesa daqueles que foram afetados.

 

Diversos atos foram realizados em defesa da gratuidade para os estudantes circularem nos ônibus de Cuiabá e Várzea Grande.

 

As organizações defendem a circulação dos estudantes no transporte público de forma irrestrita em qualquer dia e horário, tendo em vista que a formação acadêmica vai além da sala de aula e exige a participação em projetos de extensão, iniciação científica que em muitos casos ocorrem no contraturno com o período das aulas.

 

Além disso, reivindicavam a implementação do passe 100% livre aos estudantes de Várzea Grande  que ainda pagavam meia passagem nos coletivos. O passe livre foi um projeto de lei apresentado e aprovado na Câmara Municipal do município, há quase 20 anos, de autoria do então vereador Charles Caetano Rosa – hoje secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo -, mas nunca havia sido colocado em prática.

 

Para a reportagem, Wesley da Mata, um dos coordenadores da atual gestão do DCE, afirmou que após muito diálogo, debate e manifestações conseguiram manter o passe livre na UFMT de forma irrestrita.

 

Já a prefeitura de Várzea Grande apontou que desde o dia 6 de março estudantes da região metropolitana fazem uso do beneficio no transporte coletivo.

 

 

Fonte: Gazeta Digital

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

FIM DA LUA DE MEL: VEREADOR DA BASE DE ABÍLIO DETONA LIMPURB E A GESTÃO: "CUIABÁ ESTÁ SUJA E ESCURA"

FIM DA LUA DE MEL: VEREADOR DA BASE DE ABÍLIO DETO...

Parece que a lua de mel na base aliada de Abílio Júnior está chegando ao fim. O vereador Kássio Coelho, que até...

“Terceira a Cair? Vice-prefeita da Semob Enfrenta Pressão da Câmara e Cria Crise”

“Terceira a Cair? Vice-prefeita da Semob Enfrenta...

Câmara vira palco de “sessão drama”: vice-prefeita e presidente trocam farpas, vereadores protestam e o show não po...

Deputado Medeiros diz que Lira intermediou acordo; Hugo Motta desmente.

Deputado Medeiros diz que Lira intermediou acordo;...

Brasília segue produzindo capítulos curiosos na sua rotina política. O episódio desta semana na Câmara dos Deputa...