@crsf

Câmara ouve ministro de Lula pela primeira vez nesta terça-feira; 21 já foram convidados

HOJE

Câmara ouve ministro de Lula pela primeira vez nesta terça-feira; 21 já foram convidados

R7 Notícias

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deve comparecer à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (28) para prestar esclarecimentos sobre o 8 de Janeiro e a revogação de decretos que facilitavam a comercialização de armas.

 

Convidado para outras duas comissões, Dino é o principal alvo dos deputados entre os 21 ministros já chamados para depor.

 

Ele é o primeiro ministro do terceiro governo Lula a ir até a Câmara prestar esclarecimentos.

 

Apesar de não ser obrigado a comparecer quando é convidado, Dino firmou compromisso com os parlamentares de ir a três comissões. Além da CCJ, o ministro foi requisitado nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A data provável para comparecer esses dois outros colegiados é 11 de abril.

 

Por acordo, os parlamentares da base do governo conseguiram converter os requerimentos de convocação, quando a autoridade é obrigada a depor, por convites.

 

Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, liderada pelo PL, maior partido da oposição, o gesto ocorreu após Dino receber os membros do colegiado para tratar sobre as medidas que restringiram o acesso a armas e munição. Os parlamentares reivindicaram, entre outros pontos, a prorrogação do prazo de recadastramento e esperam uma resposta positiva ainda nesta terça-feira.

 

Na CCJ, Dino será questionado sobre a atuação do governo federal nos atos de 8 de janeiro em Brasília. O viés, no entanto, deve ser o oposto. Por ser comandada pelo PT, a expectativa é que na CCJ o ministro seja menos pressionado a explicar a suposta omissão do governo federal para impedir os ataques aos prédios públicos.

 

Dino também deverá esclarecer sobre a visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em 13 de março. O questionamento tanto na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado quanto na de Fiscalização Financeira e Controle é sobre a suposta facilidade com a qual o ministro adentrou a região, dominada por facções criminosas.

 

Outros convites

Além de Dino, outros 20 dos 37 ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram convidados a comparecer em comissões da Câmara. É praxe que os chefes das pastas da Esplanada dos Ministérios prestem esclarecimentos sobre os planejamentos de cada área no início dos mandatos parlamentares.

 

A maioria dos convites, apesar de ter sido aprovada, ainda não tem data agendada. Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, os acordos para converter convocações em convites foram costurados já com a previsão de comparecimento.

 

A data do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ficou para 12 de abril; a do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, para 19 de abril; e da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para 26 de abril.

 

Depois de Dino, a próxima ministra que deve comparecer à Câmara é Ana Moser, do Esporte. A presença dela na Comissão do Esporte está confirmada para quarta-feira (29).

 

Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, além de Dino, há a previsão de que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, compareça em 26 de abril. Em 5 de maio, deve ser a vez da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ser ouvida no colegiado.

 

Confira quais ministros já foram convidados a depor nas comissões da Câmara:

Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais: Sônia Guajajara (Povos Indígenas)

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar)

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional: José Mucio (Defesa); Mauro Vieira (Relações Exteriores)

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania: Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública)

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle: Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Carlos Lupi (Previdência Social); Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima); Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária)

Comissão de Educação: Camilo Santana (Educação)

Comissão de Minas e Energia: Alexandre Silveira (Minas e Energia)

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher: Anielle Franco (Igualdade Racial); Nísia Trindade (Saúde); Aparecida Gonçalves (Mulheres)

Comissão de Esporte: Ana Moser (Esporte)

Comissão de Cultura: Margareth Menezes (Cultura)

Comissão de Comunicação: Juscelino Filho (Comunicações)

Comissão de Turismo: Daniela Carneiro (Turismo)

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado: Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania); Daniela Carneiro (Turismo); Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional)

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Joe Biden é diagnosticado com câncer em estágio 'agressivo'

Joe Biden é diagnosticado com câncer em estágio 'a...

Getty Images

Joe Biden durante conferência em Chicago no mês de abril

 

 ex-presidente dos ...

Além de Virginia Fonseca, veja os famosos que ainda podem ser ouvidos pela CPI das Bets

Além de Virginia Fonseca, veja os famosos que aind...

Virginia foi ouvida na terça-feira (13)Marcos Oliveira/Agência Senado - 13/05/2025

 

CPI das B...