@crsf

MPMT aciona Município para construção de canil em 180 dias

MPMT aciona Município para construção de canil em 180 dias

A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Água Boa (a 730 km de Cuiabá) ajuizou, nesta terça-feira (15), uma Ação Civil Pública com pedido liminar para que o Município seja obrigado, no prazo de 180 dias, a construir e implementar um canil municipal. Além disso, a ação requer a estruturação adequada dos serviços de castração, abrigo, controle de zoonoses para animais em situação de rua, bem como a criação de um protocolo de atendimento para casos de maus-tratos. 

 

No julgamento do mérito, o Ministério Público de Mato Grosso pede a confirmação da liminar e a condenação do Município. Inicialmente, o MPMT instaurou um Procedimento Administrativo com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à castração, abrigo, controle de zoonoses para animais em situação de rua e à criação de um protocolo de atendimento para casos de maus-tratos. Na ocasião, chegou a expedir recomendação ao Município para que adotasse as providências necessárias, o que não foi atendido. 

 

Dessa forma, diante da omissão do Poder Público Municipal em adotar medidas protetivas previstas em lei - como a identificação e o registro de animais abandonados, a realização de campanhas de adoção e o controle populacional de cães e gatos em situação de rua - o MPMT ajuizou a ação. 

 

“Mesmo diante da legislação estadual obrigando o município a dispor sobre o controle de zoonoses e providências correlatas, bem como tornar efetivas tais medidas, o Município de Água Boa não vem implementando políticas públicas voltadas a implementação de castração, abrigo, controle de zoonoses para animais em situação de rua e protocolo de atendimento a animais vítimas de maus-tratos”, argumentou a promotora de Justiça Ana Paula Silveira Parente.  

 

 

 

por ANA LUÍZA ANACHE

MPMT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

ALMT aprova, em segunda votação, projeto que congela Fethab por um ano

ALMT aprova, em segunda votação, projeto que conge...

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

 

Por unanimidade, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda vota&ccedi...

TCE-MT recomenda ações urgentes para cumprimento das metas de saneamento básico no estado

TCE-MT recomenda ações urgentes para cumprimento d...

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT

Decisão foi homologada pelo presidente, conselheiro Sérgio Ricardo.